[...] o exercício de pensar o tempo, de pensar a técnica, de pensar o conhecimento enquanto se conhece, de pensar o quê das coisas, o para quê, o como, o em favor de quê, de quem, o contra quê, o contra quem são exigências fundamentais de uma educação democrática à altura dos desafios do nosso tempo. (PAULO FREIRE)

domingo, 24 de outubro de 2010

UNIDADE 7

RELATO



No dia vinte e três do mês de Outubro de 2010, no Infocentro de Campo Formoso e no Colégio José Telesphoro, aconteceu a oficina referente à Unidade 7.
A oficina iniciou com a seguinte pergunta: O que é uma apresentação eletrônica?
As respostas foram simples, do tipo é uma apresentação através de slides. O que de fato não está errado. No guia do cursista vem o seguinte conceito:
 Uma apresentação eletrônica constitui-se de um documento que é também formado por uma série de slides, porém digitais. Um editor de apresentações é um software que permite editar e apresentar estes slides.
Mostramos então slides que mostram a beleza das orquídeas e pedimos que observassem atentamente todos os detalhes da apresentação. Eles apreciaram e gostaram muito dos efeitos, som, imagens, etc.
Falamos das vantagens em usar o computador na preparação dos slides.  Uma por exemplo, é a economia por não precisar gastar com a compra e produção das lâminas de transparência. Outra é a interação com computador através da animação, transição de slides, som, vídeo, imagens,etc.
Os cursistas puderam  visitar o site da comunidade SlideShare. É uma comunidade na Internet que possibilita compartilhar as apresentações de slides (semelhante ao que o YouTube é para os vídeos).  Falamos que o cadastro é gratuito (publicação de produções no site também), mas que eles o fizessem depois, já que não dispúnhamos de muito tempo. Mostramos a diversidade de gêneros textuais que podem encontrar: mensagens, poemas, histórias, textos com assuntos científicos ou voltados para uma certa profissão. Foi proposto que os cursistas abrissem o Impress (Apresentações eletrônicas) para que pudessem conhecê-lo mais intimamente. Mostramos o seguinte conceito:
O Impress é o software para criação de apresentações com slides do BrOffice .O pacote de escritório BrOffice é um conjunto de softwares gratuitos que funcionam tanto em Linux quanto em Windows. Por ser popular, muitos se referem às apresentações de slides como sendo apresentações de PowerPoint (ou, resumidamente “apresentações ppt”). Impress e o PowerPoint têm a mesma função com algumas diferenças de layout e de ferramentas. Como eles irão apresentar o projeto e seus resultados através de slides não deixamos de falar sobre o Planejamento geral, a apresentação deve observar os seguintes pontos:
  Defina claramente o que deseja comunicar e  colete todas as informações relevantes:
Dados; Textos; Tabelas; Gráficos; Imagens; Videos; Audios; Links, etc
Falamos ainda sobre o planejamento visual e estético:
  Garanta visibilidade:
Iluminação e distância da audiência;
Cor de fundo do slide e a cor da fonte;
Tamanho da fonte;
  Selecione cores pertinentes;
  Use imagens pertinentes;
  Evite excessos: o uso de imagens, animações, efeitos é interessante para realizar destaques em momentos pertinentes
Abordamos ainda sobre o uso de imagens, que são sempre bem vindas para complementar os trabalhos:
  É importante usar imagens nas nossas produções digitais, sejam elas apresentações, Blogs ou textos em geral. O uso das imagens digitais exige de nós algum conhecimento.
Complementamos falando sobre os formatos jpg e gif e dos Principais Programas Editores de Imagem disponíveis no mercado e especificados o respectivos formatos:
  Corel Draw – arquivos com extensão “.cdrl”. Ex.: imagem.cdr (para Windows)
  Photo Shop – arquivos com extensão “.psd”. Ex.: imagem.psd (para Windows)
  Gimp – arquivos com extensão “.gmp”. Ex.: imagem.gmp (para Linux e Windows).
Ele ainda visualizaram vídeo que encontrado no endeeço a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=9qYbemoCqts
“É uma ferramenta que complementa a educação, como um quadro-negro, um retroprojetor ou um livro ao alcance de um bom educador. Mas um professor que baseia suas aulas só nessa ferramenta comete um grave erro. É como comer um só tipo de alimento, por mais que possa ser bom, não nutre por completo” (MACEDO apud MURANO, 2009).
E ficou bem claro que slides na escola são apenas complementos das aulas, sem exageros. Finalizamos com a mensagem “As rosas e suas cores”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário