[...] o exercício de pensar o tempo, de pensar a técnica, de pensar o conhecimento enquanto se conhece, de pensar o quê das coisas, o para quê, o como, o em favor de quê, de quem, o contra quê, o contra quem são exigências fundamentais de uma educação democrática à altura dos desafios do nosso tempo. (PAULO FREIRE)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

UNIDADE 5



RELATO

pensamento:
Nos dias quinze e dezesseis de setembro, no colégio José Telesphoro, aconteceu a oficina referente à Unidade 5. Esta iniciou com a execução de um vídeo sobre Cooperação e solidariedade.
Algumas imagens foram mostradas, umas sobre bibliotecas, leituras de livros, etc. Outras sobre a rede, leituras digitais, etc. Discutiu-se ai sobre a importância da leitura em qualquer âmbito e das diversas formas. Ler é imprescindível e todos devem ter acesso por direito.
Voltando ao vídeo inicial, falamos da necessidade da Cooperação nos dias atuais. As pessoas hoje estão mais frias e distantes umas das outras, já não compartilham tantos sentimentos como antes. Mas mesmo com a distancia pessoal, todos temos necessidades de  demonstrarmos sentimentos e de sentirmos estes também. Daí, refletimos sobre o aprendizado através da Cooperação e da solidariedade que devem ser praticadas constantemente, e como é importante em relação ao uso da rede (internet).
Um questionamento foi levantado a cerca da informação e do conhecimento. No módulo do cursista há o seguinte:

“Sociedade informação e Sociedade do conhecimento são expressões que entraram em uso na última década do século passado, associadas ao termo “Globalização”, e pretendem designar as profundas mudanças econômicas e sociais que vêm ocorrendo na nossa sociedade a partir da popularização do uso das TIC.

Os cursistas concordaram que a informação é apenas um caminho para se chegar ao conhecimento. Ela pode existir, porém não transformar-se em conhecimento. E que este último, quando adquirido fica para toda vida.
Abriu-se a discussão sobre o seguinte questionamento: “O computador vai substituir o professor?”
 “O computador nunca substituirá o professor, isso por que ele funciona como um parceiro, no processo de ensino aprendizagem subsidiando sua prática pedagógica.
Professora Vanessa Guimarães”.

 Acredito que o computador será parceiro do professor e não vir a substitui-lo,A nova era digital virá enriquecer os trabalhos tanto do professor quanto do aluno”... Professora Alexandra

“Não acredito que um dia o computador venha a substituir o professor,para mim esta será num futuro próximo uma ferramenta de grande valia no auxílio de alunos e profissionais da área de educação, haja vista que atualmente este já é utilizado para cursos à distância e para a prática da pesquisa.Para o bem de nós professores espero que o computador permaneça simplesmente como esta importante ferramenta de auxílio, pois se este supostamente vier a substituir o professor nós estaremos fritos, ou seja desempregados”.
Professor Antonio Carlos

“Não acredito que o computador irá substituir o professor. Creio que ele é apenas um instrumento tecnológico (o mais atual no momento) que poderá possibilitar uma maneira diferente de ensino e aprendizagem através das novas tecnologias que o acompanham. Essas tecnologias nos possibilitam uma conexão com o mundo em tempo real; a aquisição e tratamento de informações, e a comunicação e cooperação em rede para a construção do saber e do saber fazer. O computador é mais um meio para refletirmos sobre a nossa prática pedagógica e nossas concepções de ensinantes, aprendentes, aprendizagem, ensino e conhecimento no mundo atual”. Professora Maridelza

 “A escola da cibercultura pode tornar-se o espaço de todas as vozes, todas as falas e todos os textos. O desafio mais instigante é o do professor, que pode finalmente reinventar-se como alguém que vem dialogar e criar as condições necessárias para que todas as vozes sejam ouvidas e cresçam juntas.” (RAMAL, 2000).

Após esse pensamento, falamos sobre o papel do professor, que de posse do conhecimento, ele deve mediar o conhecimento, levando o alunado à reflexão cotidianamente a cerca das informações veiculadas através das tecnologias, as quais eles têm acesso. Foi feito ainda o seguinte questionamento:
Qual palavra(Interação ou cooperação) nos sintoniza com a postura que consideramos necessária nesta época de tantas e tão complexas interações?
As respostas foram diversas, mas todos concordaram que as duas se completam, porém a cooperação é a que tem valor maior, já que esta nos remete à solidariedade, ajuda mútua, apoio. Resumindo: a troca de sentimentos, o diálogo.
Foram mostrados alguns endereços para pesquisa sobre o assunto e ainda falamos sobre a Wikipédia: o quê? Por quê? Para quê? Onde?. E apontamos que o objetivo principal é o de cooperar, contribuindo com conteúdos. Coisa que qualquer pessoa pode fazer. Falou-se ainda sobre o Youtube com suas características, e sobre os possíveis programas para baixar seus vídeos.
Finalizamos com uma mensagem de motivação e com a entrega de uma lembrancinha.




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