[...] o exercício de pensar o tempo, de pensar a técnica, de pensar o conhecimento enquanto se conhece, de pensar o quê das coisas, o para quê, o como, o em favor de quê, de quem, o contra quê, o contra quem são exigências fundamentais de uma educação democrática à altura dos desafios do nosso tempo. (PAULO FREIRE)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PROJETOS


"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein



Colégio- Municipal Dr. Rômulo Galvão
Rua- Bela Vista- Poços – Campo Formoso –BA



O uso das TICs na educação como instrumento de informação e cidadania participativa crítica.




Poços- Campo Formoso- BA





Responsável pela execução do projeto.
Ivanalice Vieira da Cruz Batista
Maria Lúcia de Carvalho
Maria Sara da Silva Nascimento
Maurina Ferreira Ramos Cruz



Professoras facilitadoras:
Lidiana Galvão
Fabiana Paz
O uso das TICs na educação como instrumento de informação cidadania participativa crítica
Poços- Campo Formoso- BA
Justificativa
A Informática vem conquistando cada certa relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. Segundo FRÓES: “A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...” A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo.
De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, as telemáticas trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”
Devido as TICs estarem cada vez mais presentes no nosso cotidiano e terem papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuarmos no mundo de hoje e a internet apresentar leitura quase inesgotável de fontes de pesquisa além de gerar novas demandas e as ferramentas digitais ajudarem nos trabalhos de classe, pensando em formar um cidadão, que, embora tenha nascido numa época em que a tecnologia se faz presente em todo o seu contexto existencial, mas que este não a considera como de vital importância, não usando coerentemente as ferramentas expostas pela mesma. Elabora-se este projeto com o intuito de modificar a visão dos alunos do Colégio Municipal Dr. Rômulo Galvão a respeito do uso da informática direcionando sua função para a informação dos mesmos e desta forma fazendo com que as máquinas deixem de ser meros instrumentos de passa - tempo ou de lazer e, se transformem em ferramentas na construção de um ser capaz de investigar, analisar, crítica, criar e transformar.
Objetivo geral: Utilizar-se das TICs de maneira coerente como instrumento de aprendizagem e não perdendo de vista os valores éticos.
Objetivos Específicos;
Inserir o aluno na sociedade digital
Despertar o gosto pela leitura
Desenvolver habilidades de oralidade, audição, expressão corporal, emoção e de digitalização
Perceber a diferença entre a oralidade e o texto escrito
Permitir que as aulas se tornem mais prazerosas
Editar e revisar textos no computador
Estimular a produção individual
Familiarizar o aluno com a maquina
Refletir com a turma sobre o conteúdo de blogs
Respeitar o direito do outro
Metodologia
1ª Etapa
Sondagem sobre poesia
Escolha do autor/ Biografia
Seleção das poesias para o trabalho
2ª Etapa
Leitura das poesias
Interpretação, contexto Social
Ilustração, das poesias e da capa do livro
Sinopse
3ª Etapa
Recital
Produção Individual
Em duplas e com auxilia do professor pedir que os alunos
Clique no ícone iniciar
Direcione-se até o editor de textos
Digitem suas produções
4ª Etapa
Criação de blogs com ajuda do professor
Produto Final
Postagem das produções no blog para ser compartilhado pela internet.
Exposição e saral das poesias pelos alunos.
Avaliação
Para que o produto final tenha um resultado de qualidade, é importante fazer uma análise do conteúdo e dar novas orientações à turma ao fim de cada uma das etapas. Avaliar o material coletado e a seleção de informações, além da readequação delas ao gênero oral escolhido pelos alunos. Ler e refletir com a turma acerca dos roteiros elaborados e observar propostas se encaixam no formato escolhido. Analisar as conclusões dos estudantes sobre adaptados, diferenciado, assim, texto oral e texto escrito.
Referências
FRÓES, Jorge R. M. Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição - http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf
HEINECK, Dulce Teresinha - A Interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem - http://www.unescnet.br/pedagogia/direito9.htm ( Nov/2002)
TV ESCOLA- Ministério da Educação MEC- Esplanada dos Ministérios – Sede Bloco L1- Sobreloja 1180- Brasília Distrito Federal CPE: 70047-900
Revista Nova Escola- Julho-2009

Um comentário:

  1. Refletindo sobre leitura e escrita digital

    A leitura e escrita digital é uma grande ferramenta para qualquer pessoa que está em processo de formação, desenvolvendo pesquisa ou que simplesmente é amante da literatura. Este trabalho favorece em muitos aspectos, como por exemplo, o direcionamento daquilo que é buscado ou a realizar naquele momento. Há um maior aproveitamento do tempo.
    Por outro lado, perde-se a apropriação das regras e normas gramaticais e ortográficas, que ainda são necessárias para a vivência na sociedade que segue a norma culta e o indivíduo também deixa de desenvolver a sua sociabilidade.
    É importante que o indivíduo que utiliza a leitura e a escrita digital tome consciência da diferença da escrita utilizada na comunicação virtual, que é mais dinâmica e curta, para aquela que segue a norma culta. É necessário também salientar o valor artístico e cultural que tem as obras literárias manuais.
    Para fazer da leitura e da escrita digital um parceiro no trabalho pedagógico, deve-se fazer uma seleção de diferentes temas, sobre os mais diversos assuntos.

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