[...] o exercício de pensar o tempo, de pensar a técnica, de pensar o conhecimento enquanto se conhece, de pensar o quê das coisas, o para quê, o como, o em favor de quê, de quem, o contra quê, o contra quem são exigências fundamentais de uma educação democrática à altura dos desafios do nosso tempo. (PAULO FREIRE)

domingo, 12 de setembro de 2010

RELATO



ENTIDADE: Secretaria de Educação
COORDENADOR: Leila Simões Amaral de Oliveira   MÊS DE REFERÊNCIA:  Agosto
CURSO: Introdução à Educação Digital  
 PROFESSORA TUTORA: Fabiana da Paz dos Santos 


Nos dias vinte e oito e vinte nove de 2010, no Colégio Jose Telesphoro, aconteceu a Unidade 1: Tecnologia na sociedade e na escola, do Programa Proinfo Integrado, que iniciou às 18h e encerrou ás 22 h (sexta-feira) e no sábado das 8h às 12h.
Iniciamos com uma mensagem “A casa dos 1000 espelhos” depois de socializar a mensagem demos continuidade a oficina levantando a discussão através do questionamento “Por que devemos usar a Tecnologia na Escola?”. Vários cursistas contribuíram dizendo que a escola não é atrativa, tanto quanto a internet e os diversos aparelhos tecnológicos. Desta forma a escola precisa acompanhar o ritmo da evolução e são os professores que podem apresentar este mundo, refletindo sobre os usos de tais tecnologias formando os educandos não apenas para o campo de trabalho, mas também para a cidadania. Complementando a discussão apresentamos o vídeo: Ladislau Dowbor, que relata a dificuldade dos professores se adequarem e de terem acesso as novas tecnologias. E ainda fala de uma educação fora dos muros da escola e que esta deve ser menos lecionadora e mais organizadora do conhecimento.
Executamos o vídeo “A revolução Industrial” que traça uma linha do tempo, mostrando a necessidade de ferramentas que expandem a capacidade de ação, comunicação e expressão humanas, provocando mudanças revolucionárias no modo de vida, gerando crises, incertezas, aflições e possibilidades.
 Dando continuidade, passamos os vídeos “Criança, a alma do negócio” e “ Viciado em World of warcraft” levantando o debate sobre a importância da família estar atenta e orientar seus filhos sobre o uso das TICs, porque o mal uso destas, traz conseqüências negativas para a vida das pessoas e que podem marcá-las para sempre. E a escola tem papel fundamental para orientar sobre esta utilização, mas a família tem que ser parceira nesta formação.
No segundo momento, abordamos o tema “Computador: que máquina é essa?” e “Linux! Que sistema operacional é este?” onde explanamos sobre as partes do computador e a importância de saber reconhecê-las e utilizá-las e apresentamos o programa Linux. Em seguida, distribuímos aos cursistas o módulo em CD, o qual  abriram e puderam visualizá-lo tendo seu primeiro contato com a máquina.
Daí, partimos para a escolha do tema gerador e tema foco dos projetos de aprendizagem, levando em consideração toda a discussão e o material apresentado. Estabelecemos um prazo para a entrega do texto que refletirá sobre a inserção das TICs nas escolas.
Finalizamos com a entrega de uma lembrança e com uma mensagem em Power point intitulada “Olhe” incentivando os professores a olharem a tudo e a todos com humildade, bondade e solidariedade. 




















MIMO Nº1




ATIVIDADES DE ALGUNS  CURSISTAS

A escola onde trabalho possui um laboratório do PROINFO que se encontra fechado por estar esperando os professores se qualificarem para ser liberado. Mas a escola dispõe de outros recursos tecnológicos que são usados.
Eu acredito que uma vez funcionando com certeza os alunos adorarão fazer seus trabalhos escolares. Aumentarão o interesse pela leitura, pois são muito curiosos e já sentem o gosto pela área de informática. Fica a critério de o professor aplicar atividades para que possam desenvolver seu raciocínio lógico.
Com o uso das TICs poderão fazer seus trabalhos usando sua criatividade, através do material que os programas e a tecnologia lhes oferecem.
O professor poderá organizar as turmas para cuidar do material, aplicando-lhes tarefas para o bom funcionamento do ambiente e preservação dos aparelhos.
Enfim cabe ao professor mostrar o lado positivo das TICs para que o aluno faça um bom uso desse material e aprenda ser um cidadão crítico, social e preservador do seu ambiente.
Alexandra da Silva Carvalho


ATIVIDADE 1.1 - Elabore um pequeno texto, refletindo sobre o modo de inserção das TIC nas escolas. 

                        A tecnologia nos dá muitas possibilidades e provoca muitas incertezas que afligem as pessoas em nossa sociedade, é a intervenção do homem na natureza,e gera incertezas, aflições e possibilidades. O uso das Tecnologias da Informação nos processos educativos tem ultrapassado os muros da escola. O Governo fez a propaganda, mandou os computadores, mas só agora os professores estão tendo oportunidade de aprender a utilizar corretamente esse recurso tão valioso. O laboratório de informática da escola em questão é utilizado apenas pelos professores para eventuais pesquisas na internet e pelos secretários da escola no auxílio dos professores na pesquisa de atividades. Os alunos ainda não tem acesso ao laboratório pela falta da formação necessária aos professores para orientá-los corretamente no uso das máquinas. Existe uma expectativa muito grande dos alunos, quanto o início da utilização do laboratório durante as aulas. Alguns ajustes ainda são necessários, como: a criação de uma disciplina específica de informática para garantir o bom uso, sem danos; a estratégia para colocar uma turma com 35 alunos, na faixa etária de 10 a 17 anos, com apenas 5 monitores, pois esse é número é insuficiente. A tecnologia na escola observada, ainda não é uma realidade muito comum, alguns professores comentam que não são oferecidos recursos tecnológicos suficientes para que docentes e discentes tenham um bom rendimento nessa área.
                        O uso da tecnologia se faz necessária no processo educacional, pois ela precisa acompanhar a evolução da sociedade e principalmente contribuir para deixar a escola mais atrativa para sua clientela, e dessa forma competir de uma maneira mais justa com as oportunidades oferecidas pelo mundo completamente transformado e inovado. A escola preticamente parou no tempo e não consssegue oferecer atrativos suficientes para torná-la atrativa e prazerosa.
                        Na escola do mundo atual não basta educar e preparar o indivíduo para inseri-lo no campo de trabalho, é preciso educá-lo para se adaptar as evoluções constantes da sociedade, tornando-o capaz de perceber as tendências e necessidades que surgem com as novas tecnologias e dessa forma manter-se integrado á relação indivíduo-trabalho-novas tecnologias não deixando de produzir, sempre que preciso, novas ferramentas de trabalho, que possa mante-lo integrado ao sistema.                       

Alzirângela Ribeiro da Silva


INTRODUÇÃO A EDUCAÇAO DIGITAL – PROINFO
PROFESSORA FORMADORA - FABIANA

A informática vem adquirindo cada vez mais importância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida. Nesse sentido a educação vem passando por um processo de transformação, de mudança estrutural e funcional.
            Houve uma época que era necessário justificar a introdução da informática na escola. Hoje existe um consenso de quanto a sua importância, pôr ela vem sendo questionada quanto à forma que esta introdução vem ocorrendo.
            O Colégio Municipal Dr. Rômulo Galvão, escola que leciona conta com um laboratório de informática, mas questões relevantes são questionadas e discutidas, como a quantidade de maquinas a disposição dos alunos, são apenas seis computadores para uma demanda de mais de 700 alunos. Alem do que o laboratório esta sendo usado para trabalhos burocráticos da escola e para pesquisa por parte dos professores. (sem presença de aluno) os alunos ainda não tiveram acesso. Infelizmente o corpo docente não esta preparado para usar o laboratório, precisa de cursos de capacitação, não se trata, portanto, de fazer do professor um especialista em informática, mas criar condições para que se aproprie e utilize gradativamente os recursos informatizados, pois somente com apropriação da utilização da tecnologia o professor poderá gerar novas possibilidades na sua utilização educacional, sendo um agente facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e o inseri-lo na “era tecnológica”.
            Para isto não basta haver um laboratório equipado a disposição do professor, é preciso haver o facilitador que gerencie o processo pedagógico fazendo uma ponte entre a maquina, (computador) com os conceitos a serem desenvolvidas.
ALUNA – ANA MARIA VIEIRA DA CRUZ


Começamos nossas atividades com relação  ao referente curso  através de uma reunião no dia 13-08-10 na escola Dr.Armindo Simões mais conhecida como (Postinho),onde tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura do mesmo,bem como discutir a real necessidade de capacitar os docentes para futura Implementação deste nas unidades escolares.Nosso segundo encontro acorreu na manhã do dia 28-08 do ano acima citado,quando colocamos em pauta o tema:Tecnologia na Sociedade e na Escola, tendo sido este muito proveitoso devido as discussões a respeito do tema.Nosso terceiro e último encontro até o presente momento aconteceu no período matutino,dia 04-09 do referente ano,desta feita com o tema: Navegação,Pesquisa na Internet e  Segurança na Rede,onde obtivemos informações de grande importância de como navegar pela web com segurança,bem como sua utilização de maneira benéfica e proveitosa por nossos alunos.    
ANTONIO CARLOS     


INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
2º ENCONTRO – 28-08-2010
ALUNA: ELÂNIA ALVES FERREIRA MENDES

Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

            Hoje em dia a tecnologia está dentro de nossas casas como alguém da família. É algo que nos atrai e que em alguns momentos nos atrapalha, pois usada inadequadamente pode causar danos ou vícios.
            Atualmente a maioria das pessoas tem em casa, ou já utilizou algumas das tecnologias, como no caso do computador. Graças à nova era digital é que os computadores estão chegando as nossas escolas e então os professores juntamente com os alunos terão a oportunidade de aprender e utilizar da melhor maneira possível este instrumento valioso por ambas as partes.
            Surge a oportunidade dos alunos, principalmente da zona rural, está mais próximo dos computadores e com eles aprender a utilizá-lo e compreendê-lo melhor. E cabe também ao professor neste momento ajudar o aluno qual a melhor maneira de manusear o instrumento e mostrá-lo para que serve.
            Na escola a qual leciono tem um laboratório de informática e a professora que administra as aulas. Logo que chegou a novidade na escola as crianças ficaram felizes da vida, pois era algo novo, interessante e que iria trazer para eles mudanças na rotina da sala de aula.
            No momento a sala está passando por reformas e foi trocada de ambiente, pois o anterior não estava atendendo as exigências necessárias. No ano passado quando ainda estava na sala 1, os alunos utilizavam normalmente nos seus respectivos horários junto com a professora orientadora das aulas. Lá eles aprenderam os nomes de todas as peças que possuem um computador completo, a manusear alguns programas, enfim o que é necessário para eles saberem.
            Para os alunos da zona rural, principalmente dos povoados mais distantes é uma coisa maravilhosa o manuseio dos computadores, vemos até os seus olhinhos brilharem de tanta alegria. É significante e possui boa aprendizagem tudo o que é desenvolvido na sala de informática. Vemos o quanto eles são cuidadosos e ouvem com a atenção a orientação da professora.
            É muito bom termos este tipo de tecnologia próximo das pessoas pois leva ao conhecimento de mundo se for passado de maneira correta, crítica e utilizada adequadamente.



 Proinfo- Programa Nacional de Informação de Educação
Aluna- Eliane Tavares da Cunha
Atividade 1.1 – página 49

Estamos vivendo em meio a era digital, rodeados por máquinas modernas que muitas vezes não conseguimos manusear se não tivermos os manuais de instrução, hoje, mais do que nunca, devemos buscar a inserção tecnológica para não ficarmos excluídos no tocante da comunicação, pois é utilizando os diversos recursos disponíveis que podemos usufruir dos benefícios que nos trazem as informações.
nossa casa e as escolas, são os maiores e mais importantes dutos de informações que temos, e é a partir dele, que podemos fazer o uso de forma adequada garantindo o acesso de forma democrática.
O Município de Campo Formoso dispõe de alguns Laboratórios de Informática em colégio na sede e região, o Colégio Municipal Drº Rômulo Galvão situado em Poços é um deles , com uma sala conjugada com 5(cinco) máquinas com internet.
O laboratório é usado por professores, secretários, direção e alunos, onde ainda estamos caminhando lentamente junto a essa desenfreada modernidade. Lá já pudemos mostrar vídeos, relatos, músicas, coreografias diversas de mundo e outros. O uso só não se tornou tão intenso, pois, não temos um a disciplina específica, nem estamos preparados para usarmos o Linux, além da dificuldade de controlar a curiosidade e ansiedade dos alunos, pois muitos deles passam bastante tempo nos cybers e portanto gostam de mexer e buscar diversos assuntos, e é aí que nós entramos, seremos o “filtro de impurezas” é o seleto “bom uso” das máquinas de forma geral, isto é da televisão, do DVD, do som, todo o que podemos ver, ouvir, ler, falar, cantar...
Quando usamos as TIC- Tecnologia, informações e Comunicação nas aulas, estamos promovendo um maior contato dos alunos com os meios de informações “reais”, concretos e presentes em nosso dia-a-dia no de quase todos os eles, assim, temos aulas mais dinâmicas com maior interação e participação ativa, desenvolvendo nos discentes a criatividade, a criticidade e o espírito solidário, tudo com linguagens que facilitam à aprendizagem.



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