[...] o exercício de pensar o tempo, de pensar a técnica, de pensar o conhecimento enquanto se conhece, de pensar o quê das coisas, o para quê, o como, o em favor de quê, de quem, o contra quê, o contra quem são exigências fundamentais de uma educação democrática à altura dos desafios do nosso tempo. (PAULO FREIRE)

domingo, 12 de setembro de 2010

RELATO

ENTIDADE
  Secretaria de Educação


COORDENADOR

Leila Simões Amaral de Oliveira
MÊS DE REFERÊNCIA
Agosto
CURSO
Introdução à Educação Digital


PROFESSORA TUTORA: Fabiana Paz 

















No dia treze de agosto de 2010, na Escola Dr. Armindo Simões de Andrade, aconteceu a abertura do Programa Proinfo Integrado, com o curso Introdução à Educação Digital. Iniciamos com uma dinâmica de descontração e integração. Houve a participação de todos, quebrando o gelo e motivando-os a participar ativamente da reflexão.
Falamos da necessidade de inovar nossa prática pedagógica e dessa forma não podemos abrir mão de utilizar as novas tecnologias e materiais multimídia. Estes são um grande suporte para o cotidiano da sala de aula. Finalizamos esta parte com um vídeo “Tecnologia ou metodologia?”,que aborda acerca da prática em sala de aula, nos levando perceber de que nada adianta a chegada das novas tecnologias se a metodologia é ainda arcaica, estanque e fechada.  Usar as novas tecnologias apenas como meras ilustrações, não leva nossos alunos a enfrentar novos desafios, refletindo sobre o uso das mesmas.
A internet trouxe uma grande demanda de atrativos e novidades que permitem aprender de várias formas, em lugares diversos e maneiras diferentes. É um espaço privilegiado de informações para quem tem acesso, mas é ainda a escola que direciona, media o conhecimento para uma aprendizagem produtiva e significativa. A nova fonte de poder não é o dinheiro nas mãos de poucos, mas informação nas mãos de muitos”. (John Naisbitt)

Ensinar e aprender abrange muitas coisas devido às grandes mudanças que ocorrem na sociedade. São variadas as fontes de informações, são também múltiplas as maneiras que estas são transmitidas. Para tanto, se faz necessária uma mudança de postura da escola e dos professores em meio à estes avanços. Repensar o ensino, aprender junto com os alunos orientar atividades refletindo sobre o que vale a pena ou não aprender e de que forma aprender.
Apresentamos a partir daí o Programa Proinfo Integrado, seus objetivos, metodologia, materiais, ações metodológicas. Assim, refletimos um pouco mais sobre a chegada dos laboratórios de informática nas escolas. Falamos da importância da inclusão digital dos professores, gestores e comunidade escolar, bem como, do processo de qualificação dos professores e dinamização do ensino para a melhoria efetiva da educação.
O conhecimento sobre as novas tecnologias nos dá novos suportes para o trabalho em sala de aula, por isso é de suma importância que os educadores se adequem para que haja um equilíbrio de saberes tecnológicos entre o corpo discente e docente tendo em vista uma educação cada vez melhor.
Apresentamos ainda um vídeo que se intitula “Tecnologia na educação”, onde a reflexão se encaminhou para o rumo que tomou e seguirá a educação nos moldes dos avanços tecnológicos.
Tiramos algumas dúvidas respondendo alguns questionamentos dos cursistas e finalizamos com o vídeo “Aprender a aprender”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário